• BIO

    Inês Teixeira-Botelho

    Author | Researcher | Speaker 

    Inês Teixeira-Botelho nasceu em Lisboa no dia 21 de Fevereiro de 1986. Com vários prémios literários acumulados desde a infância, publicou os livros Eu e o Meu Mundo (2003) e Geração Extreme (2011). Assinou durante vários anos a coluna Livros para Adolescentes da Revista Os Meus Livros e é autora de guiões para cinema e televisão. Investigadora e consultora na área do comportamento do consumidor, das novas tecnologias e comunicação digital, é também responsável pela criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores através de aplicações para smartphones e tablets.

     

    É licenciada em Comunicação Social e Cultural e mestre em Ciências da Comunicação, ambos com especialidade em novas tecnologias, pela Universidade Católica Portuguesa.

     

  • CV

    Imagination is more important than knowledge. (Einstein)

    Expertise

    Mobile

    Comportamento do consumidor

    Empreendedorismo

    Comunicação online

    Neuromarketing

    Técnicas para pitch

     

    Formação

     

    2012-2013: Curso europeu de especialização em Empreendedorismo para as Indústrias Criativas financiado pela Comissão Europeia no consórcio que engloba a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Instituto Superior de Gestão, University of Theatre and film Arts, Universidad de Vigo, International Film School e Tallin University

     

     

    2007-2009: Mestrado em Comunicação, Organização e Novas Tecnologias na Universidade Católica Portuguesa com nota máxima e distinção Summa cum laude

     

    2004-2007: Licenciatura em Comunicação Social e Cultural – Vertente Digital da Universidade Católica Portuguesa.

    Experiência profissional

     

    2014-presente: Fundadora e partner do projecto design the future em parceria com a Fundação Vodafone Portugal.

     

     

    2013-presente: Co-fundadora e researcher da Why Research.

     

    2013-presente: Docente da Pós-Graduação em Comunicação e Medias Sociais da Universidade Católica Portuguesa nas áreas do mobile, comportamento do consumidor, criatividade e empreendedorismo.

     

    2013: Coordenação e realização de estudos de audiências televisivas para produtoras de audiovisuais com o objectivo de testar novos projectos de ficção, renovar outros e aumentar as audiências.

     

    2013-presente: Investigadora do projecto internacional e-Audiences desenvolvido no contexto do COST ACTION IS0906.

     

    2013-2014: Membro convidado do Local Organizing Committee (LOC) do ECREA 2014.

     

    2013: Especialista convidada para integrar o corpo docente da Formação Avançada em Medias Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

     

    2013-presente: Prospeção e gestão de projectos relativos a financiamentos nomeadamente QREN, calls europeias integradas nos programas quadro e outros na Universidade Lusófona.

     

    2012-2013: Criação do conceito, desenho dos requisitos e gestão de projecto do desenvolvimento de aplicações para smartphone, tablet e smart tv.

     

    2004-presente: Escrita de artigos de opinião e, ou investigação para diversas publicações.

     

    2004-presente: Escrita de guiões para cinema, televisão e teatro.

     

    2010-presente: Speaker e consultora em comunicação e marketing digital, empreendedorismo e branding.

     

    2011-2014: Investigadora do projecto ComuniMEDIA financiado pela FCT do Centre for Research in Applied Communications, Culture and New Technologies (CICANT) da Universidade Lusófona de Lisboa

     

    2011: Consultoria e prospecção de mercado em comunicação online para a Imago Lllorente y Cuenca

     

    2010-2011: Investigadora no CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa

     

    2008: Responsável pela gestão e produção de conteúdos multimédia no site do MEP - Movimento Esperança Portugal.

     

    2007-2008: Responsável pela gestão e produção de todos os conteúdos e presença do Grupo Forum na Internet (Site, redes sociais e Youtube)

     

    2007: Criação e gestão do projecto para o portal FORUM ESTUDANTE

     

    2004-2006: Autora da coluna Livros para Adolescentes da revista “Os Meus Livros”.

    Prémios e distinções

     

    2011: Geração Extreme como o melhor livro sobre telemóveis em Portugal.

     

     

    2004: Menção Honrosa no concurso “Desafio Escrever” em Maio de 2004 da editora Coolbooks.

     

    1999: Menção Honrosa no concurso Uma Aventura Literária 1999 da editora Caminho.

     

    1998: Menção Honrosa no concurso Uma Aventura Literária 1998 da editora Caminho.

     

    1997: Menção Honrosa no concurso Uma Aventura Literária 1997 da editora Caminho.

    Palestras, seminários, talks, conferências e aulas:

     

    28 de Abril e 12 de Maio de 2015: Membro do júri de avaliação dos projectos dos alunos do curso de Comunicação Social e Cultural na cadeira de Economia Digital da Universidade Católica Portuguesa.

     

     

    2013-presente: Docente dos seminários de Comportamento do consumidor; empreendedorismo e redes sociais; novas tendências de marketing; mobile marketing na Pós-Graduação em Comunicação e Medias Sociais da Universidade Católica.

     

    3 de Abril de 2014: Membro do júri de avaliação dos projectos dos alunos do curso de Comunicação Social e Cultural na cadeira de Economia Digital da Universidade Católica Portuguesa.

     

    27 de Março de 2014: Seminário de Empreendedorismo e Economia Digital na Universidade Católica Portuguesa • 30 de Janeiro de 2014: Apresentação do livro “Viver na Sociedade Digital” de Patrícia Dias.

     

    25 de Novembro de 2014: Workshop "Mitos dos Media Sociais" na Universidade Católica Portuguesa

     

    15 de Novembro de 2013: Seminário sobre culturas de consumo móvel entre teens na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

     

    15 de Abril de 2013: Jurí de avaliação de pitchs no seminário de Economia Digital do curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica.

     

    2012-2013: Seminários de Comportamento do consumidor, Mobile Marketing, Empreendedorismo e redes sociais na Formação Avançada em Medias Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

     

    7 de Fevereiro de 2013: Escritora convidada para apresentação na Escola Secundária Rainha Dona Amélia.

     

    5 de Novembro 2012: Oradora convidada para o debate no âmbito da "Semana da Identidade Digital" na João Sem Medo.

     

    8 de Outubro de 2012: Oradora convidada no seminário de Marketing Digital na Universidade Lusófona

     

    30 de Maio de 2012: Oradora convidada pelo programa E2 para os Speaker Breaks da Escola Superior de Comunicação Social

     

    Maio de 2012: Oradora convidada do seminário Redes e Sistemas da Universidade Católica Portuguesa

     

    15 de Maio de 2012: Escritora convidada para apresentação na escola Secundária da Amora

     

    9 de Maio de 2012: Oradora convidada para a conferência/Entrevista Aberta na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

     

    2 de Maio de 2012: Oradora convidada na conferência realizada no âmbito do dia das Organizações na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Lisboa

     

    16 de Abril de 2012: Escritora convidada para a semana da leitura na Escola Secundária João de Barros Corroios – Seixal no âmbito das “Conversas com sabor”.

     

    22 de Março de 2012: Oradora na S-Brain #24 Information Centric Networking: Evolution or Revolution?

     

    28 de Fevereiro de 2012: Oradora convidada do dia Media e Tecnologia na Open Week da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa

     

    18 de Novembro 2011: Seminário aos alunos de mestrado em ciências da Comunicação da Universidade Lusófona de Lisboa

     

    19 de Outubro de 2011: Seminário aos alunos de mestrado em Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social

     

    2004: Escritora convidada para “A Estação do Livro” realizada na Escola Secundária João de Barros com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, Biblioteca Municipal do Seixal e em colaboração com as escolas do Concelho.

  • PUBLICAçõES

    No fundo de um buraco ou de um poço acontece descobrir-se estrelas. (Aristóteles)

    Livros

     

    • Teixeira-Botelho, Inês. Geração Extreme, Edições Sílabo, Outubro 2011
    • Ilharco, Fernando, Ganito, Carla, Dias, Patricia and Teixeira-Botelho, Inês (forthcoming). McLuhan Lite, Lisboa: Catholic University of Portugal. - Manual for students on McLuhan's though and its appropriateness as a framework for understanding the contemporary society.
    • Teixeira-Botelho, Inês. Eu e o Meu Mundo, Dezembro 2004

     

    Capítulos de livros

    • Damásio, M.J., Henriques, S., Teixeira-Botelho, I. and Dias, P. (2015). “M-internet: Convergence or divergence? The standpoint of industry and users”. In Lugmayr, A. and dal Zotto, C. (eds.), Media Convergence Handbook: Firms and users perspectives, vol.2, Berlin: Springer-Verlag.
    • Botelho, I. (2014). Ilusionismo tecnológico: viver e sentir no mundo digital. In Patricia Dias - Viver na Sociedade Digital. Lisboa: Editora Principia.
    • Damásio, M.J., Henriques, S., Teixeira-Botelho e Dias, P. (2013). “Between M-internet users and stakeholders: Convergence or divergence?”. In Lugmayr, A., Dal Zotto, C. e Ferrell Lowe, G.., Convergent Divergence? – Cross-Disciplinary Viewpoint on Media Convergence. Heidelberg: Springer-Verlag.
    • Damásio, M.J., Botelho, I., Henriques, S., Dias, P. (2013). The adoption of mobile internet: industry and users experiences. In Marcus, A., Design, user experience and usability. Web, Mobile and product design, Volume 8015, 2013, pp 13-22. DUXU 2013, HCI International, Las Vegas, NV, USA. ISBN: 978-3-642-39252-8.
    • Damásio, M. J., Henriques, S., Teixeira-Botelho, Dias, P. (2013). Between M-internet users and stakeholders: Convergence or divergence? In Artur Lugmayr, Cinzia Dal Zotto, and Gregory Ferrell Lowe. Convergent Divergence? – Cross-Disciplinary Viewpoint on Media Convergence. Springer-Verlag, Germany
    • Damásio, M. Henriques, S. Botelho, I. Dias P. (2013) Mobile Internet in Portugal: Adoption patterns and user experiences. In Research and Design Innovations for Mobile UX
    • Cordeiro, P; Damásio, M; Starkey, G; Botelho, I; Dias, P; Ganito, C; Ferreira C & Henriques, S (2013), “Networks of belonging: between mediation and mediatisation” in Carpentier, N & Schroder, K (Editors), Transforming audiences, transforming societies, London: Routledge

    Artigos publicados em revistas científicas

     

    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (2016). “The TV needs a digital add-on: How multi-screening fosters engagement, social interaction and immersion”. In Dígitos – Revista de Comunicación Digital. Valencia: Universidad de Valencia.
    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (forthcoming). “Why multi-screen? Users’ needs, motivations, preferences and expectations”. In Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies. London: Sage.
    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (forthcoming). “Who is Multi-screening? Emergent practices and user profiles”. In International Journal of Human-Computer Interaction. New York: Taylor and Francis.
    • Dias, P. e Teixeira-Botelho, I. (2015). "Multi-screening: Práticas e motivações". In Comunicando, vol. 4, pp. 163-183. [online] http://goo.gl/p03drR Dias, P. e Teixeira-Botelho, I. (2015). "Multi-screening: Práticas e motivações". In Comunicando, vol. 4, pp. 163-183.
    • Henriques, S., Dias, P., Teixeira-Botelho, I. and Damásio, M.J. (2015). “Participation and Satisfaction as Drivers for Human Action: M-internet and community life”. In Journal of Social Media Studies, 2(1), pp. 1-13, London: MacroWorld Publishing.

    • Damásio, M. Henriques, S. Botelho, I. & Dias, P. (2013). Social activities and mobile internet diffusion: a search for the holy. Mobile Media & Communication, 1(3), 335-355. London: SAGE

    • Damásio, M.; Botelho, I.; Henriques, S. & Dias, P. (2013). The adoption of mobile internet: Industry and users perspectives. Lecture Notes in Computer Science. 2nd International Conference on Design, User Experience, and Usability: Web, Mobile, and Product Design, DUXU 2013, Held as Part of 15th International Conference on Human-Computer Interaction, HCI International 2013; Las Vegas, NV; United States; 21 July 2013 through 26 July 2013; Code 98010. Volume 8015 LNCS, Issue PART 4, 2013, Pages 13-22.

     

    Artigos apresentados em conferências

     

    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (2015). “Dispositivos Móveis e Publicidade”. Coimbra: Sopcom 2015, November 12th to 14th.

    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (2015). “Multi-screening: Práticas emergentes, motivações e expetativas”. Lisbon: International Conference on Media Business Landscapes, March 19th and 20th.

    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (2014). Multiscreening and Distributed Cognition: An exploratory study of emerging practices”. Lisbon: ECREA 2014, November 12th to 15th.

    • Dias, P. and Botelho, I. (2014). Is the Second Screen becoming the First? An exploratory study of second screening use practices. Paper presented at ECREA's 5th European Communication Conference - Lisbon, from 12 to 15 November 2014
    • Dias, P. e Teixeira-Botelho, I. (2014). “Is the Second Screen becoming the First? An exploratory study of emerging multi-screening practices”. Lisboa: IHCI 2014, 15 a 17 de julho.
    • Dias, P. and Teixeira-Botelho, I. (2014). “PR Intelligence for Distributted Cognition: Knowing how your stakeholders think helps you communicate better”. Barcelona: BCN PR Meeting 2014, 26 a 28 de junho.

      Damásio, M.J., Henriques, S., Dias, P. e Teixeira-Botelho, I. (2014). Mobile media as a factor of social cohesion. Seattle: ICA 2014, 22 a 26 de maio. 
    • Damásio, M. Botelho, I. Henriques, S. Dias, P. (2014) Changes in audiences’behavior: from consumption to co-production. Paper presented at Open Conference of the COST Action IS0906 - The future of audience research: Agenda, theory and societal significance. Ljubljana, 5-7 February.
    • Damásio, M. Dias, P. Henriques, S. & Botelho, I. (2013). Virality and Social Media: What are the ‘ingredients’ for creating viral content?. Paper presented at Social Media and Society. Dalhousie University. Halifax, Nova Scotia, Canada. 14-15th September.
    • Damásio, M. Dias, P. Henriques, S. & Botelho, I. (2013). Virality and Social Media: What are the ‘ingredients’ for creating viral content?. Paper presented at 6th EuroMed Conference. Estoril, Portugal. 23rd-24th September
    • Damásio, M., Henriques, S., Teixeira-Botelho, I. e Dias, P. (2013). A Adoção da Internet Móvel em Portugal: Motivações e barreiras à literacia e à participação. Conferência Media, Literacia e Cidadania. Universidade do Minho, Lisboa, 10 e 11 de Maio.
    • Damásio, M., Henriques, S., Veríssimo, I., Teixeira-Botelho, I. Dias, P. e Baptista, A. (2013). What’s Smart about Smart Technologies? Drivers and Obstacles to Adoption of Smartphones and SmartTV. Paper presented at IAMCR 2013 conference. Dublin, 25-29 June.
    • Dias, P., Henriques, S., Teixeira-Botelho, I., Damásio, M.J. (2013). Mobile Devices as Strengtheners of Social Capital: How an app changes communication in a University. Paper presented at Communities in the Digital Age. 12th June 2013, North Holmes Campus, Canterbury Christ Church University, Canterbury, UK.
    • Damásio, M. Botelho, I. Dias, P. Henriques, S. (2013). The adoption of mobile Internet: industry and users experience. HCI International 2013, 21-26 Julho, Las Vegas, EUA.
    • Henriques, S., Damasio, M. & Botelho, I. (2012). Mobile Internet and Participation – online social activities via mobile devices. Communication beyond mediatization. Workshop on the changing nature of participation, political community and campaigning in the era of Life Politics, 23-24 November 2012, Budapest, Hungary
    • Damásio, M. Botelho, I. Henriques, S. (2012). Mobile Internet: Perspectives from the stakeholders. Paper presented at IAMCR 2012. Durban, 15-19 July
    • Damásio, M. Henriques, S. Botelho, I. (2012). Social interaction with technologies: the role of access. Paper presented at IAMCR 2012. Durban, 15-19 July
    • Damásio, M. Botelho, I. Henriques, S. (2012). Mobile Internet: Perspectives from the stakeholders. Paper presented at ECREA 2012. Istanbul, 24-27 October.
    • Damásio, M. Botelho, I. Henriques, S. (2012). Internet móvel em Portugal: Variáveis de acesso, uso e consumo. Paper presented at X Congresso Lusocom - Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Lisboa, ISCSP, 27-29 September 2012.
    • Teixeira-Botelho, Inês; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara (2012). Mobile Internet and social interaction: drivers of social engagment. Paper presented at S-Brain #24 Information Centric Networking: Evolution or Revolution?, Universidade Lusófona, Lisboa
    • Teixeira-Botelho, Inês e Dias, Patrícia (2011). The Message is “I Love You”: A McLuhanian Approach to Mobile Phone Mediated Communication. McLuhan 100 Then, Now, Next, University of Toronto, Canada
    • Teixeira-Botelho, Inês e Dias, Patrícia (2011). Towards a Blended Communication Theory: Emergent Communication Practices Resulting from the Convergence of Mobile Phones and Social Media. Portugal, SOPCOM, Universidade do Porto
    • Teixeira-Botelho, Inês e Dias, Patrícia (2011). Mobility, Mediation, Communication: The Mobile Phone as the Space and Place for New Communication Practices. Istambul: IAMCR 2011, Kadir Has University.
    • Teixeira-Botelho, Inês (2010). Tell me your price plan, I’ll tell you who your friends are: An investigation on the impact of limitless price plans on interpersonal relationships between young people aged 18-24 years old. Braga: IAMCR 2010, Universidade do Minho

     

    Artigos publicados em revistas generalistas

     

    • Teixeira-Botelho, Inês. Pano de fundo. 30 dias, v. 155, p. 13-13, 01 Abr. 2010.
    • Teixeira-Botelho, Inês. Constrói-te! "Segue o que sentes!". Guia dos mestrados, pós-graduações e doutoramentos, p. 20-22, 03 Maio 2010.
    • Teixeira-Botelho, Inês. Bolonha passo-a-passo. Guia dos mestrados, pós-graduações e doutoramentos, p. 14-18, 23 Maio 2010.
    • Teixeira-Botelho, Inês 23 maio 2010. "Bolonha passo-a-passo" Guia dos mestrados, pós-graduações e doutoramentos, 14 - 18.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 dez. 2007. "Diz-me quais vês, dir-te-ei quem és!" Forum Estudante, 37 - 37.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 dez. 2006. "É natal! É natal!" Os meus livros, 76 - 76.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 nov. 2006. "A fortaleza de Dan Brown" Os meus livros, 70 - 70.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 set. 2006. "Uma história deliciosa" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 ago. 2006. "Ecos de amizade" Os meus livros, 76 - 76.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 jul. 2006. "Um caminho só nosso" Os meus livros, 76 - 76.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 jun. 2006. "Identificável mundo... novo?" Os meus livros, 76 - 76.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 maio 2006. "Em jogo" Os meus livros, 76 - 76.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 abr. 2006. "Desistir? Nunca!" Os meus livros, 76 - 76. 
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 mar. 2006. "Diferença viva" Os meus livros, 72 - 72. 
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 fev. 2006. "Viver e vencer" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 jan. 2006. "Actos e consequências" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 dez. 2005. "Diário da coragem" Os meus livros, 82 - 82.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 nov. 2005. "Uma leitura deliciosa" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 out. 2005. "Partir à aventura" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 set. 2005. "O que os olhos vêem" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 ago. 2005. "Regar para fortalecer" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 jul. 2005. "Uma vida simples" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 jun. 2005. "Todos diferentes" Os meus livros, 74 - 74. 
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 maio 2005. "Fadas à portuguesa" Os meus livros, 74 - 74. 
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 abr. 2005. "Sonhar, sonhar sempre" Os meus livros, 74 - 74.  
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 mar. 2005. "Eternamente Verão" Os meus livros, 74 - 74. 
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 fev. 2005. "Danças perigosas" Os meus livros, 74 - 74.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 jan. 2005. "Diário confidencial de Mariana" Os meus livros, 78 - 78.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 nov. 2004. "A Lua de Joana" Os Meus Livros, 76 - 76.
    • Teixeira-Botelho, Inês 01 out. 1906. "Viver não custa" Os meus livros, 74 - 74.

     

  • GERAÇÃO EXTREME

    “É o melhor livro português sobre telemóveis.”

    António Carriço, Vodafone Portugal

     

    “Este livro é também um documento histórico, um testemunho.”

    Alexandre Brito, RTP

     

    “É uma obra que explica como podemos voltar a ser nómadas mas também a sermos hi-touch.”

    Roberto Carneiro, antigo Ministro da Educação

     

    Telemóveis. Smartphones. SMS. MMS. BBM. Blackberry. Aplicações. iPhone. Facebook. Amigos de Facebook. Twitter. Seguidores. Extreme. Há alguns anos atrás estas palavras não eram mais do que ficção científica mas hoje são realidade. São parte do vocabulário e do quotidiano da sociedade.
    Contrariamente aos seus pais, tios, avós e professores, os actuais jovens não tiveram que se adaptar às novas tecnologias porque nasceram no meio delas: são nativos digitais. Os seus antecessores, pelo contrário, tal como os emigrantes, tiveram que fazer um esforço árduo para adquirir conceitos, vocabulário e uma forma de pensamento que não é a sua: são emigrantes digitais.
    Linguagens diferentes, formas de relacionamento e estilos de vida distintos, aprendizagens e buscas de informação desiguais fazem da sociedade actual uma torre de Babel habitada por emigrantes e nativos digitais.
    Mas quem são os jovens actuais? Como se relacionam entre si e com os outros? Como conseguem criar uma rede social que está a mudar o mundo e têm fraco aproveitamento escolar? Porque é que nunca chegam a horas e não sabem assumir compromissos a longo prazo? Porque é que ambicionam fazer Erasmus, frequentar programas de intercâmbio e estudar noutros países? Porque é que têm amigos e amigos de Facebook? Porque é que se ofendem quando não lhes respondem a uma SMS?
    Geração Extreme, escrito por uma nativa digital, com base numa investigação cientifica que desenvolveu sobre o uso do telemóvel, fornece ao leitor elementos que o ajudarão a perceber a juventude actual. De leitura surpreendentemente agradável e fácil esta obra pode (e deve) ser lida por pais, sociólogos, psicólogos, profissionais de marketing, economistas e por todos aqueles que se interessam e querem conhecer o mundo em que vivem.

  • MEDIA

    The medium is the message. (McLuhan)

    Clique nos diferentes media para aceder ao conteúdo.

  • TALKS

    The future interests me because it's the place where I'm going to spend the rest of my life. (Woody Allen)

    Aniversário E2 - Speaker Break

  • CONTACTOS

    Todo o conhecimento se inicia com sentimentos. (Leonardo da Vinci)

    Facebook

     

    LinkedIn